Sumário
- 1 Exemplos de Copywriting Prontas
- 1.1 Copys com Números e Listas
- 1.2 Copys Como Fazer (how to)
- 1.3 Copys para Despertar Desejo
- 1.4 Copys que Demonstram Facilidade
- 1.5 Copys com Gatilho de Autoridade
- 1.6 Copys Chamativas para Captar a Atenção (click baits)
- 1.7 Copys com Prova Social ou Comprovação
- 1.8 Copys com Gatilho de Escassez
- 1.9 Copys Baseados no Medo
- 1.10 Copys que se Apoiam em Desafios ou Dificuldades
- 1.11 Copys para Despertar Curiosidade
- 1.12 Copys que Geram Urgência
- 2 Mais sobre Copywriting
- 2.1 O que é Copywriting?
- 2.2 Modelos de Copywriting
- 2.3 Existe algum App Gerador de Copys Prontas?
- 2.4 Exemplos de Copy para Vendas
- 2.5 Exemplos de Copy para E-mail
- 2.6 Exemplos de copy para WhatsApp
- 2.7 Exemplos de Copy para Instagram
- 2.8 Exemplos de Copy para Chatbot
- 2.9 Características de uma Boa Copy para Marketing Digital
- 2.10 Quais são os Gatilhos Mentais?
- 2.11 Palavras que Vendem: Melhores Termos para Usar em uma Negociação
- 2.12 Como Utilizar Storytelling para Vendas?
Deixe-me adivinhar, você está há 15 minutos olhando para uma folha em branco e nenhuma ideia vem à mente, não é?
Fique tranquilo, eu te entendo e também passo por essa situação. 😅
Por isso, separei aqui 36 Modelos de Copywriting Prontas para melhorar a sua vida (e a minha)!
Antes disso, não custa lembrar o que é Copywriting.
O copy é uma forma de produção de texto estratégica, com o objetivo de convencer o leitor a realizar uma ação específica.
Enfim, vamos ao que interessa. Siga no texto para conferir os Modelos de Copywriting Prontas separadas pela Leadster!
Exemplos de Copywriting Prontas
Ao ter exemplos de copywriting prontas, você economiza tempo, além de ampliar sua visão sobre diferentes campanhas. Porém, isso não quer dizer que você deve apenas dar um crtl c – crtl v nestes modelos.
Use os modelos a seguir como base, os altere da maneira que achar melhor.
Bom, chega de ficar com medo da página em branco, vamos aos exemplos de copywriting prontas!
Copys com Números e Listas
Números chamam a atenção das pessoas. Segundo pesquisa da Conductor, 36% dos usuários preferem copys que contenham números.
Ainda há estudos buscando explicar porque esse fato acontece, mas já há indícios que os números influenciam a percepção do leitor quanto a leitura e entendimento das informações.
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Copys Como Fazer (how to)
As pessoas estão a todo tempo querendo descobrir coisas novas. O melhor amigo desses usuários é o passo a passo, por isso uma copy de como fazer algo chama tanto a atenção.
Dica: aproveite para utilizar esse modelo em forma de pergunta.
Vamos aos exemplos:
- Querendo saber como fazer sua captação de leads aumentar? Confira esse passo a passo!
- Pensando em como fazer o copy perfeito? Veja esse artigo!
- Como fazer a qualificação de leads? Confira nossas dicas!
Copys para Despertar Desejo
Parta do princípio que todos anseiam algo. Pensando nisso, você pode usar o copy para despertar o desejo de seu público.
Como fazer isso? Bem, utilize os desejos ao seu favor.
Percebe que mais uma vez estamos partindo de uma pergunta.
- Quer aumentar a taxa de conversão de seu site? Então, siga esse manual!
- Você quer realmente dar um adeus aos formulários? Conheça os chatbots!
- Deseja descobrir a dor do cliente? Este post é perfeito para você!
Copys que Demonstram Facilidade
Chega de pedras no caminho de seu cliente. Pode apostar que ele tem muitas no dia a dia.
Os copys que demonstram facilidade, são como um respiro para o usuário, então não deixe de usá-los!
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- Está pronto para prospectar sem sair de casa?
Copys com Gatilho de Autoridade
Se você quer mostrar o valor da sua marca, aposte nos exemplos de copywriting prontas com gatilho de autoridade.
Para isso, utilize em seus copys elementos que passam credibilidade.
- CMO da Leadster revela como aumentar a conversão de seu site!
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Copys Chamativas para Captar a Atenção (click baits)
Antes de tudo é preciso saber que não há problema em usar copys chamativas para captar a atenção.
Porém, eles devem corresponder ao que está realmente no conteúdo ou serviço prometido, caso contrário, o usuário pode se sentir frustrado ou até enganado ao acessar o seu texto
O Google também está lançando cada vez mais atualizações que buscam identificar e punir esse tipo de conteúdo, então fique atento!
Utilize as copys para chamar a atenção do leitor, mas não o engane.
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- Não confira este post ou sua vida nunca mais vai ser a mesma! (sua vida continuará a mesma, você ganhará apenas mais informações)
Copys com Prova Social ou Comprovação
Ao utilizar dados que comprovam a eficácia do seu produto/serviço, o usuário se sente mais seguro.
Com relatos de clientes antigos, você passa confiança aos seus futuros clientes.
- Como 100 clientes aumentaram seus resultados através de nossos textos prontos para vendas no WhatsApp
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Leia também: Como empresas B2B estão recebendo mais orçamentos qualificados
Copys com Gatilho de Escassez
Ao perceber que algo está acabando, as pessoas começam a ficar preocupadas. Um sentimento de necessidade cresce entre os usuários.
Por isso, não desperdice a chance de usar os exemplos de copywriting prontas com gatilho de escassez!
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Copys Baseados no Medo
Se a pessoa se enquadra no problema que seu copy retrata, com certeza ela vai querer saber como resolvê-lo.
Utilizar o medo como gatilho pode ser uma boa opção para captar a atenção deste usuário.
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Copys que se Apoiam em Desafios ou Dificuldades
Se a pessoa está passando por alguma dificuldade, ela estará buscando por uma solução, é aí que seu copy entra em cena!
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- Quando tiver dificuldade para captar novos leads, isso é o que deve fazer!
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Copys para Despertar Curiosidade
Lembra daquele ditado: “a curiosidade matou o gato”? Pois bem, a curiosidade, na verdade, faz o lead chegar até você!
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Copys que Geram Urgência
Chegamos ao nosso último exemplo de copys prontas!
Ao utilizar o quesito tempo, você cria um sentimento de urgência no usuário, pois tudo que todos querem é economizar seu tempo, seja em resultados, trabalho, aprendizado etc.
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- Como melhorar seu copy para vendas em minutos!
Mais sobre Copywriting
Acha que nosso papo acabou com exemplos de copywriting prontas?
Vamos aproveitar para explorar os outros tópicos que têm tudo a ver com copywriting. Siga no texto!
O que é Copywriting?
Já dei um spoiler do que é copywriting logo no início do texto, mas não custa nada reforçar, né?
O copywriting é um tipo de escrita focada em persuasão.
No caso do marketing, ele é uma estratégia para incrementar materiais como sites, anúncios, conteúdos de redes sociais, e-mails marketing, blog posts, e-books, entre outros.
Por meio dos textos persuasivos, os usuários são convencidos a uma tomada de decisão, podendo ser uma compra, fornecimento de dados, cadastro etc.
Além da intenção de persuasão, o copywriting foca também em criar uma comunicação com a persona.
Modelos de Copywriting
Além dos exemplos de copywriting prontas, os modelos de copy também estão aí para facilitar a sua vida!
- AIDA – este modelo de copy é um dos mais conhecidos. Suas iniciais (AIDA) significam Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
- FAB – correspondendo às seguintes palavras: Features (características), Advantages (vantagens) e Benefits (benefícios), o FAB propõe que o conteúdo foque nesses aspectos como argumentação de vendas.
- BAB – o BAB significa: Before (antes), After (depois) e Bridge (ponte). Esse modelo preza por conectar a solução oferecida com o problema enfrentado pelo visitante.
- PAS – este modelo tem muita similaridade com o BAB. Seu foco é reforçar o problema, gerando um senso de resolução mais acelerado no leitor. PAS = Problema, Agitação e Solução.
- 4 U’s – O modelo 4 U’s é para você que quer aumentar sua conversão. Aqui estamos falando de seu copy ser Útil, Urgente, Único e Ultra Específico.
Existe algum App Gerador de Copys Prontas?
Atualmente, a Inteligência Artificial (IA) permite que os Apps criem copys prontas para marketing digital.
Mas, vale lembrar que o papel do copywriter segue sendo essencial para as empresas, já que os mecanismos de busca, como o Google, estão cada vez mais preparados para identificar e punir textos gerados por IA.
Portanto fique ligado nas atualizações mais recentes dessas plataformas.
Leia: O que os criadores de conteúdo precisam saber sobre a atualização de conteúdo útil do Google
Confira alguns dos apps para gerar copys prontas:
- Rytr – é necessário escolher o tipo de copy, escrever um breve texto para contextualizar o app e pronto! Seu copy será criado;
- Ahazou – ótimo para aqueles focados nas redes sociais. Esse app envia conteúdos prontos sobre entretenimento, informação e inspiração;
- Uma Firma – essa plataforma oferecerá copys prontas logo após de você inserir algumas informações essenciais para serem trabalhadas.
- HubSpot – além de ser referência no mundo do marketing digital, o HubSpot oferece sugestões de títulos para conteúdos e dicas de temas para postagens.
- Blog Ideas Generator – por fim, essa ferramenta precisa apenas do tema do seu conteúdo para gerar seu copy.
Exemplos de Copy para Vendas
O objetivo do copy para vendas é atuar na última etapa do funil de vendas, ou seja, na decisão de compra.
Por isso, o poder da persuasão deve ser bem trabalhado nesse tipo de copy.
Algumas marcas exemplo dessa estratégia são:
- Nike – “Só é um sonho louco até você conquistá-lo”;
- Nubank – “Ser Nubank é ter uma vida financeira mais descomplicada”;
- Evernote – “Organize sua vida”.
Exemplos de Copy para E-mail
Os copys para e-mail podem ser separados por objetivo, por etapa do funil e utilizando gatilhos mentais.
Separamos exemplos de cada um deles, confira:
E-mail de prospecção
Assunto: Perdendo negócios? Aumente sua [taxa de interesse] em X% com [nome da sua solução]
Conteúdo:
Olá, [PRIMEIRO NOME]! Tudo bem?
[Insira a dor da sua persona] está te impedindo de alcançar seus objetivos?
Imagine então ser capaz de [exemplo que cative sua persona. Ex.: aumentar a taxa de conversão da sua empresa em até 3x] para melhorar seus resultados.
A solução que você procura oferecemos na [NOME DA SUA EMPRESA]. Com ela você pode garantir os benefícios:
[Listar benefícios encontrados pelos seus clientes. É interessante utilizar dados para sua argumentação].
Esse passo faz sentido para você/ seu time/ sua empresa? Conseguimos agendar 20 minutos para que eu possa entender melhor sua necessidade?
E-mail de meio de funil
Assunto: [PRIMEIRO NOME], saiba como a otimização do site multiplica a geração de leads em até 3x
Conteúdo:
Olá, [PRIMEIRO NOME]! Tudo bem?
Que [insira o tópico apresentado no e-mail anterior. Ex: a otimização do site gera uma melhor experiência para o usuário] você já sabe. E sabia que ela também pode [incluir mais um benefício, próximo ao resultado que o lead espera. No nosso exemplo: multiplicar a sua geração de leads em até 3x]?
Para que você possa aprofundar seu conhecimento sobre o tema, separei aqui nosso e-book [título do e-book relacionado à solução], que pode mudar o rumo do seu negócio.
Baixe clicando no link abaixo:
[link do material]
E se quiser conversar sobre como esse tipo de solução se encaixa na sua necessidade, estou à disposição para agendarmos uma conversa.
Um abraço!
E-mail utilizando reciprocidade
Olá, [PRIMEIRO NOME]! Como vai?
Todos os anos selecionamos nossos melhores clientes para oferecer [insira o benefício/ desconto/ pacote especial criado para esse grupo de consumidores].
Com ele, você/sua empresa poderá [inserir benefícios em forma de lista].
Essa oferta é interessante para você? Me deixe saber!
Exemplos de copy para WhatsApp
Existem diversas situações que requerem um copy diferente no WhatsApp, vamos a algumas delas:
- Follow-up depois do fornecimento de dados: Olá, [nome]. Tudo bem? Sou o [insira seu nome] da [nome da empresa]. Estou entrando em contato pois vi que você se interessou por [oferta do formulário]. Gostaria de compartilhar com você [nova oferta ou material]. Posso te ligar para conversarmos melhor?
- Leads Qualificados: Recebi aqui a informação de que você tem interesse sobre [produto ou serviço]. Pode me contar mais sobre a sua necessidade? Assim consigo te enviar a melhor proposta.
- Enviar um link com mais informações: Você pode encontrar mais sobre [informação que o lead está procurando, como preços, modelos, planos, etc] no nosso site. Vou te encaminhar o link por aqui para facilitar: [link].
Exemplos de Copy para Instagram
O Instagram é mais uma das plataformas ricas em conteúdos, ou seja, as técnicas de copywriting não podem ficar de fora. Vamos a alguns exemplos:
- Copy que gera autoridade: “Entenda como aumentar a geração de leads B2B em 521%”.
- Copy persuasivo: “Consiga 20% de desconto com apenas um clique”.
- Copy com promessa: “Segredos para se tornar um empreendedor de sucesso”.
Exemplos de Copy para Chatbot
O Chatbot da Leadster está presente em diversos segmentos do mercado, como serviços, educacional, software, venda de produtos, automotivo, B2B e imobiliário.
Por isso, os copys são personalizados conforme o setor e objetivo, Confira abaixo os melhores:
- Jurídico (interesse): “Vamos descobrir como posso ajudar no seu caso?”.
- Seguros (interesse): “Vamos descobrir qual o plano ideal para você?”.
- B2B (descoberta): “Quer saber como (inserir o principal benefício que seu produto entrega aos clientes)?”.
- Imobiliários (consideração): “Temos uma condição especial para você. Quer saber qual é?”.
- Software (interesse): “Quer ver uma demonstração personalizada para a sua empresa?”.
- Telefonia e Internet (descoberta): “Posso ajudar você a encontrar o melhor plano de internet”.
- Financeiro (consideração): “Gostaria de realizar um orçamento em 5 min?”.
- Educacional (descoberta): “Quer conhecer o curso ideal para você?”.
- Venda de Produtos (consideração): “Gostaria de uma negociação especial de preços?”.
Leia mais: As 27 Chamadas que mais Convertem na Leadster (e Por que Funcionam)
Características de uma Boa Copy para Marketing Digital
As dicas para transformar sua copy em excelente não param! Vamos as 5 características de um copy matadora:
- Atraente: é necessário focar nos benefícios para o leitor;
- Confiável: faça com que o leitor sinta confiança no que está lendo e enxergue sua marca como uma referência no mercado. Dessa forma, as chances de conversão aumentam;
- Clara: a mensagem precisa ser fácil de ler e de entender;
- Concisa: foque em textos curtos e objetivos, do contrário você não prenderá a atenção do leitor;
- Persuasiva: encoraje o leitor, por meio do texto, a tomar a ação desejada.
Quais são os Gatilhos Mentais?
Diversos copy são criados baseados em gatilhos mentais – informações que parecem estar soltas em um texto, mas provocam uma reação automática por parte do usuário sobre um serviço.
Os gatilhos mais utilizados em vendas são:
- Afinidade;
- Autoridade;
- Coerência e compromisso;
- Escassez;
- Prova social;
- Reciprocidade.
Como usar gatilhos mentais para vender?
Antes de tudo, o time de vendas precisa saber exatamente como acontece o processo de compra de sua persona.
A partir disso, abordagens persuasivas são desenvolvidas para que uma venda seja efetuada com sucesso, é aí que os gatilhos mentais entram em cena.
Eles devem ser utilizados de forma cautelosa e ética, pois atualmente as pessoas são constantemente bombardeadas por informações, então você precisa se destacar.
Palavras que Vendem: Melhores Termos para Usar em uma Negociação
São centenas as palavras essenciais utilizadas em vendas. Separamos aqui as 15 melhores para usar em uma negociação. Confira!
- Você;
- Único;
- Confiável;
- Agora;
- Oportunidade;
- Grátis;
- Economize;
- Fácil;
- Rápido;
- Converter;
- Solução;
- Prático;
- Surpreendente;
- Consenso;
- Útil.
Como Utilizar Storytelling para Vendas?
O storytelling pode ser definido como uma “contação de histórias”. Ou seja, é uma técnica utilizada por escritores, roteiristas e marcas para criar narrativas cativantes, gerando uma identificação e conexão emocional com o público.
Com o storytelling seu copy vai:
- Despertar atenção;
- Educar e informar;
- Influenciar uma decisão;
- Criar conexão e engajamento.
Ufa! Chegamos ao fim de nosso conteúdo sobre exemplos de copywriting prontas!
Pode ficar tranquilo que, após esse texto completíssimo, você nunca mais ficará olhando uma folha em branco durante 15 minutos.
Agora, se, além das copys, você quiser investir em outras ferramentas e técnicas para melhorar os resultados de seu negócio, confira agora mesmo a Demonstração Gratuita que a Leadster preparou para você conhecer mais sobre o nosso chatbot!
11 comentários
MICHEL FERREIRA DE CASTRO · 30 de janeiro de 2023 às 11:09
Parabéns pelo artigo, ficou excelente!
Fernanda Andreazzi · 30 de março de 2023 às 14:26
Valeu Michel!
Nei Marques · 2 de setembro de 2023 às 22:15
Achei a matéria muito interessante
Jonas Laureno da Silva · 19 de fevereiro de 2023 às 09:15
Excelente artigo Leadster! Me ajudou bastante!
Fernanda Andreazzi · 30 de março de 2023 às 14:26
Que bom que curtiu, Jonas ;D
Gabriel · 26 de março de 2023 às 10:08
Sensacional
Fernanda Andreazzi · 30 de março de 2023 às 14:27
Obrigada pelo comentário, Gabriel!
Cristiane · 19 de setembro de 2023 às 14:53
Muito bom!! É direto e completíssimo
Excelente trabalho.
Renata · 4 de setembro de 2023 às 09:09
Que artigo maravilhoso!!! Parabéns, serviu d+ conteúdo de qualidade
Cristiane · 19 de setembro de 2023 às 14:56
Muito bom. É totalmente direto e completíssimo
Excelente trabalho!!
Ccris Ribeiro · 3 de outubro de 2023 às 23:11
Prometeu nada e entregou tudo!!! Em um único artigo matou a pau uma porção de “cursos” por aí.